Post

image
  • Marcio Freitas
  • 23 de novembro de 2023

ESG é uma oportunidade para empresas de qualquer porte

A comunicação é uma ferramenta de gestão imprescindível para qualquer negócio, embora nem todos os gestores a percebam assim. Mas é a comunicação que permeia todas as etapas da gestão e leva mensagens e diretrizes que as empresas e instituições escolhem projetar ao tomar suas decisões. Para quem dedicou mais de 25 anos à comunicação com foco em ações de responsabilidade social e ambiental, não é surpresa que os desafios atuais para o desenvolvimento econômico exijam um esforço adicional das grandes corporações. Ao mesmo tempo, as mudanças atuais representam igualmente uma oportunidade valiosa para as pequenas e médias empresas em relação ao meio ambiente e os desafios dos negócios.

Nossa era empresarial está passando por três grandes transformações, as quais não podemos mais ignorar. Diferentemente dos anos 90, quando as companhias frequentemente priorizavam o lucro acima de tudo, os tempos atuais não mais permitem que qualquer empresa, independentemente de seu porte, aja sem levar em consideração o impacto social e ambiental de suas operações.

Estamos testemunhando uma mudança geracional que redefine os valores e as atitudes das empresas. A atual geração valoriza a simplicidade, o menos é mais, a preservação e o respeito às diferenças. O consumo consciente está se tornando uma norma, com as decisões de compra influenciadas diretamente pela tecnologia, que oferece acesso a informações sobre os produtos e práticas das empresas em questão de segundos.

A urgência para abordar questões como mudanças climáticas e o banimento de modelos de consumo insustentável, está mais forte do que nunca. Empresas estão sob crescente escrutínio para se reinventarem, adotando práticas mais responsáveis e trabalhando para não serem acusadas de práticas inadequadas que podem custar sua atuação no mercado.

Estamos vivenciando uma transformação rápida no cenário empresarial, onde o que costumava ser uma década agora é um ciclo que se renova constantemente. Atuar de acordo com princípios éticos e práticas empresariais responsáveis tornou-se crucial para a sobrevivência de pequenos, médios e grandes negócios. Este é o momento para se adaptar a esse novo paradigma, ou enfrentar consequências sérias.

Diante desses cenários, nossa missão é facilitar a incorporação de conceitos e práticas de inteligência de mercado e ESG nas operações de pequenas e médias empresas de qualquer segmento da economia, tornando essa transição mais suave e acessível.

Muitas pessoas ainda me perguntam por que desenvolver estratégias de comunicação com inteligência de mercado e práticas ESG. Sempre procuro responder que uma das primeiras vantagens de fazer parte dessa jornada, é a visível atração de talentos. As empresas que adotam práticas ESG são reconhecidas pelos colaboradores diretos e indiretos como mais responsáveis e comprometidas com o futuro do planeta, apontam pesquisas de consultorias sobre o assunto.

Outro ponto forte é a redução dos custos com práticas de eficiência energética, conservação de recursos, eliminação de desperdício, redução de resíduos e outras medidas preventivas que geram economia significativa se medida com regularidade.

Atualmente, é impossível alguma empresa sobreviver sem uma reputação aceitável na opinião pública. As pesquisas apontam que as empresas com práticas ESG desfrutam de uma melhor reputação no mercado, o que pode se traduzir em atração de investimento, aumento de vendas, aprovação e confiança dos clientes.

O Brasil está no centro dos debates sobre mudanças climáticas e os governos de quase todos os países estão introduzindo regulamentações que exigem das empresas práticas sustentáveis de ESG. Atuar em conformidade abre mercado, evita multas e penalidades que atrapalhem os negócios.

Por fim, empresas que integram governança e responsabilidade social e ambiental em suas estratégias estão melhor preparadas para o enfrentamento de crises e desafios futuros.

O propósito deste trabalho é inspirar pequenas e médias empresas e instituições a aprimorar suas práticas, por meio de escolhas que gerem resultados financeiros, sociais e ambientais, fortalecendo sua marca e reputação, alicerces para a trilha em mercados cada vez mais competitivos e seletivos.

Queremos demonstrar que a atuação estratégica no mercado não requer investimentos mássicos. Com a adoção de práticas ESG, seu negócio atrairá mais clientes, será bem visto pelo mercado, investidores, fornecedores, concorrentes, colaboradores, governo e sociedade. Isso resultará na criação de valor sólido, base para expansão de novas conquistas em novos tempos.

 

Marcio Freitas

Jornalista, relações públicas, consultor de comunicação e negócios e escritor

 

Este artigo visa destacar os aspectos centrais de nossa metodologia de trabalho, baseada em inteligência de mercado e práticas ESG. Mostra os princípios e benefícios das práticas ESG e oferece uma visão geral sobre nosso compromisso em auxiliar empresas e instituições a navegarem nesse novo paradigma do mundo dos negócios.

 

Alguns clientes já atendidos